Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Seminário sobre ética reúne representantes de empresas do setor público

03.Dez.2018

Em nosso Código de Ética, estão os princípios que devem nortear nossas ações e condutas como empregados da companhia. Reafirmamos o compromisso permanente com esses princípios ao sediar, nos dias 8 e 9 de novembro, o XIV Seminário de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O encontro reuniu no Edise representantes de empresas do setor público para aprofundar a discussão sobre ética, agregar novos conhecimentos e trocar experiências.

Com o tema “Ética e Transformação Social”, esta edição contou com apresentações de especialistas em ética e discussões sobre temas como proteção de dados nos meios digitais, intolerância social e outras questões contemporâneas relacionadas à ética. Realizado anualmente, o seminário é uma das ações do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, constituído em 2007.

“O fórum vem crescendo e se fortalecendo. Hoje é composto por 22 empresas estatais que, por meio de um acordo de cooperação técnica e financeira, desenvolvem várias ações em prol da ética, com o apoio institucional da Comissão de Ética Pública. O fórum se apresenta como um espaço de colaboração entre as estatais, funcionando como um importante centro de debates, esclarecimentos e compartilhamento de boas práticas, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos e normas, no processo educativo e na apuração da esfera ética de cada uma das empresas estatais”, comentou a coordenadora do fórum nacional, Maria Angélica Santoro, que também integra a Comissão de Ética da Petrobras Distribuidora.

“Hoje nos deparamos com situações que, até há pouco tempo, não existiam e que demandam reflexão. Dentre elas, podemos citar novas questões nas relações de trabalho, por exemplo, advindas do regime de teletrabalho, algo que não existia há alguns anos. A discussão que será realizada neste evento é uma base para que possamos construir uma sociedade melhor no nosso país. A questão da ética é central nesse processo”, comentou o diretor de Assuntos Corporativos, Eberaldo Neto, na abertura do evento.

As medidas que adotamos para fortalecer a governança corporativa e o retorno em resgate de credibilidade que elas trouxeram foram lembradas por Ivan de Sá, presidente da Petrobras Distribuidora. “Vemos o prestígio da marca sendo retomado. Recentemente, a Petrobras foi reconhecida como a marca que representa o Brasil. A Petrobras Distribuidora tem ações alinhadas ao Sistema Petrobras e vemos isso sendo tangibilizado em reconhecimento do consumidor”, disse.

Etica4.jpg

XIV Seminário de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

Transformação social e o papel de cada um

Uma mensagem que permeou as apresentações foi a necessidade do compromisso de cada um para fortalecimento da ética. “Transformação social pouco tem a ver com inovação tecnológica se essa inovação não estiver apoiando uma transformação humana, ética e presencial. Transformação vem de dentro de cada pessoa para as pessoas ao redor e de forma comum para as comunidades e para o mundo”, opinou Maria Angélica.

Organizado pela Comissão de Ética da companhia e por sua Secretaria Executiva, o XIV Seminário de Gestão da Ética nas Empresas Estatais contou com a presença de sete representantes de instituições públicas na abertura do evento. São eles: Marcelo de Siqueira Freitas, diretor do BNDES; Lucia Casasanta, diretora da Eletrobrás; Ricardo Medeiros, presidente de Furnas; Luiz Navarro, presidente da CEP; Carlos Borges Teixeira, secretário do TCU; Antônio Claret de Oliveira, presidente da Infraero; e João Carlos da Cunha Bastos, diretor da Eletronuclear. Nosso diretor de Governança e Conformidade, Rafael Mendes, também esteve presente no evento. A próxima edição acontecerá em 2019, em Florianópolis, com organização da Eletrosul.

Postado em: [Atividades, Institucional]